© 2016 por Ricardo Iztlimitl. 

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

O Tonalamatl é o processo de nombrar uma pessoa

Muitos de nós recebemos um nome de nossos pais que não significou uma ligação com tudo o que nos rodeia, falando sobre o Cosmos, a Terra e as manifestações de vida em nosso maravilhoso planeta. Isso era algo que não ocorreu nos dias em que nossos avós Anahuac mantidos a grande cultura que herdamos.

No grande Tenochtitlan, berço da civilização azteca, quando um novo membro entrou na comunidade foi apresentado ao "Tonalpouhque" quem era aquela pessoa que conhecia a dinâmica do tempo e das energias que se manifestaram em cada elemento do calendário em um determinado dia.

O "Tonalpouhque" era um conhecedor da "Amoxtin" ou livro sagrado, agora conhecido como códices. Nestes "Amoxtin" eles incorporavam as energias e companheiras terrestres e siderais, diurnas e noturnas que se manifestam no relato do tempo. Este conjunto de elementos recebe o nome de "Tonalamatl"
qual é a conta das energias sagradas do nascimento.

Baseado no "Tonalamatl" foi que o nome foi atribuído a novo membro da comunidade e os pais foram informados sobre a sua destino em termos das habilidades que eu poderia desenvolver para as energias que o acompanharam desde o nascimento.

A partir de nossa herança sagrada é como chegamos a sabemos que cada um é acompanhado por um certo conjunto de energias que estão impregnadas em nós no dia em que mostra nosso mollera para o mundo. Conheça nossas sagradas energias de nascimento nos permite saber mais sobre nós mesmos
sabemos com que energias estamos conectados e também sabemos quais são as características de personalidade que devemos polir mais
para subir um passo em nosso caminho evolutivo.

Nestes tempos em que se tornou evidente a falta de conexão com o cosmos e com a Terra é uma tarefa fundamental que vamos começar a formar um verdadeiro rosto e coração. É o tempo em que cada um de nós precisa receber seu nome cósmico e começar a vibrar com ele para se juntar ao busca por si mesmo e pelo que nos rodeia.

Hoje existem os livros "Amoxtin" ou sagrados para que com base em nossa data e hora de nascimento, sabemos nossas energias veneráveis ​​de nascimento e saber o que é nosso nome verdadeiro, o nome cósmico. Vibrar com ele leva a redescobrir-nos de uma forma mais harmonizada e integrada com tudo o que nos rodeia.