O Temazcal é uma cerimônia que é conhecida como Cerimônia do Fogo Sagrado, que em primeiro lugar, reativa o calor armazenado nas pedras de lava. As pedras que são utilizadas, uma vez solidificadas, tem o calor proveniente do núcleo da mãe terra, e que vieram à tona. Nós podemos coletar e podemos colocá-los em um monte onde se pode começar um fogo, coloque uma oração, bons pensamentos e peça ajuda para as pedras anciãs que são as rochas da terra. Estas rochas são aquecidas e levadas para uma cavidade que é o umbigo da Mãe Terra, e é onde as pessoas se reúnem junto as plantas medicinais e aromáticas.
 

O Copal é usado para recuperar a memória, alcaçuz é utilizado para atingir a ternura, a beleza de todos os espíritos para aqueles que gostam do que é doce para ser doce em nossos corações. Também é usado a salvia, por escolher apenas o que precisamos. O cedro é usado também para abençoar tudo o que você realmente tem, é o poder que abençoa todas as coisas, esta planta é sempre verde e tem o poder de abençoar.


Muitas plantas são utilizadas no Temazcal, para agradecer e abençoar a vida. Assim, vemos como a própria concepção no ventre da nossa mãe. Sentindo o calor da vida, a presença de um aroma muito bom, com um bom coração. Estas plantas são colocadas sobre as rochas, sendo consumidas pelo calor. Depois de ter a oportunidade de respirar no aroma, feche a porta e todos nós compartilharemos um mistério, um momento escuro profundo com nós mesmos.


Água depositada sobre as pedras, a fim de receber suas bênçãos, que é onde percebemos como se move o poder, porque essa água caindo sobre as pedras é imediatamente retornada de uma forma mais sutil, como a água retorna ao passeio pelo ar como o vapor.


É onde se graduou em medicina, conhecimento, sabedoria, e você pode respirar. Isso que chamamos de memória da primeira respiração, a memória do momento em que fomos concebidos.

Esta é uma das mais antigas cerimônias, para receber conselhos de nossos antepassados, de como eles tinham a vida que temos agora.


No Temazcal vivem orações para nos conduzir, também usamos cânticos, tambores, conchas e chocalhos para ter uma percepção do universo, da criação, e da origem da vida. Dentro do Temazcal jogamos todos os mistérios que existem, é o princípio do fogo sagrado, a energia pura, que é a própria presença da criação. É a criação em movimento, para que mais uma vez aqui na Terra, aproveitemos com uma forma física.


O Temazcal nos dá a oportunidade de perceber que há um alimento que é imediato, o ar e entra em nós de uma forma natural, como a primeira respiração e assim que os trabalhos dentro de nós, dentro de nossa natureza. Quando alguém é capaz de ir bem para trás no tempo, é quando fazemos a regressão. Em memória encontramos tudo.


Nós também temos o presente da água, que é outro dos presentes que você recebe depois que aprende a respirar, que é também o dom de se aquecer, porque esta água vem com um calor natural.

Aqui, novamente percebemos no nosso corpo o sentimento de que temos um corpo e que é a presença da terra, desses quatro elementos que temos.


Tudo isso faz parte da cerimônia de Temazcal, que nos leva a perceber que éramos primeiramente energia e energia depois que foram transformadas em movimento, depois que o líquido estava se movendo ele corria todo o nosso ser como o nosso próprio sangue.


Em seguida, o Temazcal é onde você entra com sua família para a primeira casa que tivemos em nossa existência que é o ventre da Mãe Terra e nesta cerimônia, nós celebramos a própria vida. É uma cerimônia de puro amor, pura vibração, porque é aí que voltamos a sentir a batida dos nossos corações.


É aí que sentimos o funcionamento da nossa capacidade de respirar e de alimentar o conhecimento perpetuado nas entranhas da Mãe Terra, onde encontramos os elementos necessários e todos os medicamentos que existem, para ser bem vida, como estar em paz e harmonia.


O Temazcal é uma das primeiras lições, como aprender a ouvir, prestar atenção, de alguma forma aprender a obediência em nossa natureza. A obediência de como respirar, é como uma ordem natural e sabemos que podemos usá-los.

© 2016 por Ricardo Iztlimitl. 

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon