© 2016 por Ricardo Iztlimitl. 

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Buscar
  • Ricardo Iztlimitl

7 DICAS PARA APROVEITAR AO MÁXIMO SEU PRIMEIRO TEMAZCAL



Temazcal, Cerimônia de Purificação da Tradição Tolteca-Mexica

Dizem que a temazcal é a melhor opção para purificar mente, corpo e alma. Por milhares de anos, as culturas mesoamericanas usaram este banho de vapor como um ritual de cura. Os quatro elementos estão envolvidos no processo: a terra segura o fogo, enquanto aquece a água até se tornar vapor. Se você nunca participou desse ritual tradicional de purificação, aqui estão algumas dicas para prepará-lo o mais preparado possível.

1. Escolha suas roupas com sabedoria Acredite, você não quer ir com mais ou menos roupas para uma temazcal. Um maiô com uma canga sempre será a melhor opção. É bom ter em mãos alguma roupa com o que você pode limpar o excesso de suor e sujeira que invariavelmente virá ao seu rosto. Deixe alguma roupa leve do lado de fora da temazcal para usar como cobertor ao sair. Enquanto o vapor purifica você, você vai querer ter o mínimo de roupa possível, mas nunca sabe o clima que vai encontrar ao sair.

2. Tente ficar descansado e sem ter comido muito A temazcal pode ser uma experiência intensa, principalmente se você não estiver acostumado a banhos de vapor. Ter um estômago cheio, estar acordado ou, pior ainda, estar cru pode fazer você ir do prazer ao desconforto físico muito rapidamente. É melhor ficar focado no momento, sem desconforto físico ou outros problemas que interfiram no seu estado de tranquilidade e relaxamento.

3. Siga o fluxo do ritual O temazcal tem raízes pré-hispânicas muito claras. Se você quer fazer bem, é importante que você siga as instruções de seus guias, caso contrário, é o mesmo que a sauna temazcal em sua academia. Quando você entra no temazcal bateu na cabeça no chão em gratidão. Essa gratidão é quase sempre direcionada a Ometeotl, o deus da dualidade na mitologia mexicana. Uma vez dentro da temazcal, você deve se mover no sentido horário, ou seja, você começará a andar para a esquerda e tomará a sua direita.

4. Se você se sentir mal, não se desespere Se a sensação de calor for extrema, é melhor deitar no chão e abaixar a cabeça. Quanto mais próximo seu rosto estiver da terra, mais fresco você se encontrará. Se você sentir que vai desmaiar, não tente sair imediatamente…. porque lá você vai acabar no chão. Não se preocupe nem se desespere, respire calmamente e espere que seu corpo se acostume com as condições que o cercam. Às vezes, o calor pode nos fazer pensar que não há oxigênio suficiente e que estamos sufocando, mas não é assim. Uma temazcal não representa nenhum risco para sua saúde. Claro, se você sofre de alguma condição médica, é melhor dizer aos gerentes para orientá-lo melhor.

5. Não se esqueça de pedir a palavra Se o calor é insuportável e você tem certeza de que quer sair ou precisa ir ao banheiro, não se sinta envergonhado e, em um momento de silêncio, peça a palavra para fazê-lo. É sempre importante pedir a palavra e comunicar o que você está sentindo.

6. Lembre-se do verdadeiro propósito da temazcal Cada temazcal é diferente, mas lembre-se que a intenção principal é suar e eliminar toxinas. É um banho medicinal, não um ritual psicodélico. Se o xamã não cantar, você não tem visões ou algo muito espiritual e a revelação acontece com você, isso não significa que você teve uma experiência fracassada, simplesmente, estes não são os objetivos.

7. Não tenha medo do frio Recomenda-se que você tome um balde de água fria, ou chuveirada ou cais em uma piscina ao sair do temazcal. Isso ajuda a elevar os níveis de energia e gera uma resposta no sistema imunológico que completa o ciclo de cura. Se você já chegou a este ponto, vale a pena terminar bem a experiência!

Um pouco de contexto histórico…. Embora você possa encontrar temazcalme(plural) em todo o México, nem todas as culturas pré-hispânicas foram regulares para esse ritual. No centro do país, foram encontradas camaletes em Apoteoticamente, Monte Albán, Tlatelolco e Tula; na zona maia foram descobertos vestígios em Palenque, Chichen Itza, Tikal, Tulum e outras zonas arqueológicas. Em muitos estados, como Chiapas, Oaxaca e Quintana Roo, essa tradição nunca desapareceu e suas manifestações modernas são adaptações do mesmo ritual praticado há centenas de anos.

DATA: 17 de Fevereiro de 2019 ás 10:00 horas LOCAL: Centro de Terapias Holisticas Terra Viva – Itanhangá -- Rio de Janeiro - RJ

Contribuição: Para Deposito antecipado até dia 15/02 R$ 150,00 Após R$ 180,00

Contatos: Natalia Assad: (21) 98748-1301

E-mail: xamanismonativobr@gmail.com


473 visualizações