© 2016 por Ricardo Iztlimitl. 

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Buscar
  • Ricardo Iztlimitl

Popoxcomitl-Popochcomitl: a vasilha esfumaçante

Atualizado: 2 de Ago de 2019


O Popochcomitl é empregado para conter carvão que transformará as essências naturais, junto com o sagrado fogo. Provocando assim com isto uma pequena nuvem de fumaça que favorece a elevação da nossa oração ao lugar sagrado onde reside o grande mistério.


O Popochcomitl é há séculos indispensável para a cosmovisão das culturas do Anahuac. A variedade de formas, tamanhos e os diversos sites em que estes objetos foram encontrados, manifestam a sua relevância, tanto em utilizações cerimoniais nos templos e no culto a certos invocações, como também a vida cotidiana do lar. As essências depositadas no defumador eram queimadas em substâncias leves capazes de chegar ao âmbito do sagrado.

Nenhum ritual se inicia sem o Popochcomitl aceso e assim permanece até o encerramento total do mesmo. O fumo do aromático copal é a ligação energética entre o supremo e o terreno, e para a sua geração o Popochcomitl é peça chave. O seu nome decorre de duas vozes do nahuatl clássico, popochtli que significa fumaça e comitl que significa vasilha, assim temos a Tradução literal vasilha fumegante.

O Popochcomitl, o copal e o atecocolli (Caracol) são os guardiões dos rumos.

O Popochcomitl deve passar por um processo para que de acordo com os costumes dos nossos avós cumpra melhor com a sua missão, tal qual como se fosse um bebê que espera o momento de ver a luz desde o ventre materno. Há quem diz que o Popochcomitl é como um navio, cujas essências transportam as nossas orações e orações para o cosmos.


No Popochcomitl fundem-se os quatro elementos: a lama obtida da terra, a água que permite a elaboração da mistura, o vento, que ao soprar seca e solidifica o recipiente e o fogo, elemento que será sempre transportado em nosso Popochcomitl. #ayahuasca #uni #rapé #medicinasagrada #castaneda #tolteca #xamanismo #xamanismonativo #xamanismofeminino#xamanismourbano #curaancestral #forçadafloresta #ritual#yawanawa #hunikuin #temazcal #tendadosuor #santodaime #udv #chacrona#chacronajagube #povosnativos #rodaderapé #Cantoria #fogueira #Uni #cerimoniadeuni #ritualsagrado #pajelança #mexicanidade

37 visualizações