Terra, fogo, vento e água, e são os elementos básicos das terapias no Temazcal, elementos que não foram considerados inertes, mas dotados de energia vital e poder "conceber a natureza em analogia com o homem, mas mais poderosa eficazes, cada um deles combinados em si uma série de formas e características diferentes, por vezes, opostos.

Essas forças além do controle humano encarnar, tornam-se compreensíveis em uma ampla gama de coisas que simbolizam: os donos das nascentes das colinas, cavernas, os senhores da chuva e relâmpagos. "


Do ponto de vista da cosmogonia indígena, o Temazcal interage na geração de forças da vida: água, terra, vento e fogo, onde o equilíbrio gera saúde e a desarmonia, a doença.


Note que o ponto de vista sobre as forças vitais, entre os grupos étnicos Mesoamericanos e América do Norte, é muito semelhante, onde cada um dos elementos que participam na cerimônia de vapor do banho de purificação tem um significado especial e um papel especial.

A terra

A Terra, cuja divindade é Tonantzin, nossa mãe, está presente em todos os lugares, como em seu suor. A Terra é uma entidade viva que reage ao comportamento dos homens. Para que o nosso relacionamento com ela não seja puramente mecânico e sim sensitivo e dinâmico, como a própria terra é, devemos nos unir a ela e isso é estabelecido através de inúmeros ritos simbólicos, como o Temazcal.

O Temazcal tem a capacidade de absorver nossas impurezas, é como um imã para tudo que é sujo e impuro, para transformá-lo em seguida, transmutar na sua alquimia.
   
Na cerimônia é impossível não meditar sobre como a Terra gira e leva todo o lixo que é jogado em si para retornar na forma de belas flores e frutos que nos alimentam.

Devemos orar neste momento para Terra e perguntar, como tratamos nossa própria mãe, que absorve todas as impurezas que nos afligem, e transformá-lo em algo útil e bonito.

Água

A água na língua nativa “Atl ", compõem dois terços do corpo humano, é o meio onde as reações químicas acontecem, é o recipiente de energia térmica e do ambiente que puxa para fora do corpo todos as reações metabólicas.

"A água é o elemento que proporciona a purificação, dá alimento, a fertilidade e o nascimento, isso se relaciona com os nove meses que passamos na água do ventre de nossa mãe." Ela representa os seres trovão "tlaloques", que aparecem de uma forma terrível, mas que trazem benefícios.

O encontro das águas com as rochas incandescentes do Temazcal é muito forte, e alguns vão sentir o intenso calor produzido, algo impressionante. Neste ponto é muito importante e necessário concentrar-se na cerimônia e nas necessidades de cada um. É difícil orar ou cantar, porém orando ou cantando você vai sentir menos calor, os vapores dos elementos purificam, curam e ajudam a viver com o grande espírito.

Ar - Vento

O ar "Ehecatl", cuja divindade é Quetzalcoatl, sob a invocação de Ehecatl, transporta o oxigênio para as células para oxigenar o alimento e obter sua energia química, purifica o corpo também eliminando o dióxido de carbono. "Os cientistas podem explicar esse fenômeno de uma maneira sensata, mas para os nativos, o vapor de água e calor intenso chamam a comida de seu avô, o sopro do criador. Se uma pessoa se torna realmente pura, se você fizer um bom trabalho realizado e o contato com o sagrado, pode até ser que o grande espírito, naquele momento, envie uma luz para resolver seus problemas, dar a cada um de seus filhos, uma visão.

Devemos abrir os poros para suar no Temazcal. O Temazcal limpa pelo suor. Deixe os pensamentos fluírem livremente, os sentimentos, para remover crostas e soltar o peso que estão na alma e mente intoxicadas. Descartar mágoas, perdoar, pedir desculpas, expressar a ansiedade ... obrigado, confessar angústias internas, juntamente com o silêncio interior são expressões animadas que florescem no trabalho dentro do Temazcal. Quando a água é usada no Temazcal você pode entender o pensamento do grande espírito, que se estende na forma de vapor, para abastecer o seu poder e a vida de todas as coisas.


O incenso é um elemento muito importante para a preparação de um espaço sagrado, também, é um requisito básico para o preparo dos rituais e para condicionar os participantes convidados para a experiência mística e indução de transe espiritual. Isto porque o cheiro remete imediatamente para o sagrado, como no simbólico código cultural os aromas são associados com o divino. O cheiro está na memória dos povos, despertar memórias, causando essas sensações de prazer, podendo promover diferentes sentimentos.


No caso do Temazcal, esta fumaça é usada para purificar o participante, antes de entrar no Temazcal, é um tipo de banho, limpar a fumaça sagrada, que é transmitido por todo o corpo, isto é para limpar, varrer as vibrações negativas que impedem que você se sinta bem.

O fogo

O fogo representado pela divindade "tetl" xiuhtecuhtli, é a transformação de energia química em calor e luz. O fogo é como as coisas vivas, a relação entre matéria e energia. "O culto do fogo foi talvez o mais importante para os astecas e presidiu inúmeras cerimônias, sob a forma de incêndios. Esta cerimônia fomenta é integração da família.       Na casa dos índios é o simbolismo do coração um elemento de unidade e coesão, de modo que aparece com destaque na casa, no meio da convivência da família. Com a presença do fogo implica que há vida em casa. Portanto, através deste elemento é mais fácil de entrar em comunicação com o mundo divino. Através do fogo as pessoas podem transmutar suas dores em felicidade, o mal à saúde e à doença. No Temazcal o fogo é representado pelas pedras quentes.


No Temazcal, terra, água, vento e fogo absorvem a energia negativa e transmuta em algo positivo. As moléculas individuais vibram em harmonia com as questões ambientais, uma situação que parece bem-estar físico e mental. A energia positiva e harmonia interior, e com o exterior são necessárias para a preservação da saúde ou recuperá-lo.

© 2016 por Ricardo Iztlimitl. 

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon