Nossas vivências.

Assim como os rituais das culturas nativas ancestrais, nossos encontros tem por objetivo resgatar e fortalecer, no coração de cada um dos participantes, a reconexão com o "si-mesmo" e com a Mãe Natureza, a maior e mais palpável demonstração da existência do Creador. Através de nossas reuniões e rituais dedicamos o mais comprometido esforço em trazer transformações INDIVIDUAIS e COLETIVAS. O conhecimento e as terapias ancestrais são valiosas ferramentas para a elevação da qualidade dos relacionamentos, e para a construção de um Mundo de mais Paz e realização interior.

Temazcal: ritual coletivo

Para saber mais sobre o Temazcal clique no menu: "Temazcal" no topo da página.

 

O nosso ritual coletivo do Temazcal, é a principal porta para o conhecimento da cultura e medicina tolteca-asteca. Dentro dele, através da força da Mãe Terra em conexão com o Grande Espírito, visamos trabalhar a cura individual de maneira ampla. Em outras palavras, cada uma das etapas do Temazcal irá entrar em contato com uma das dimensões do ser e atuar de forma restauradora e revigorante. O fato

Temazcal de cura individual

Por milhares de anos, muito antes da chegada dos espanhóis, os povos indígenas da América Central já tinham desenvolvido uma civilização altamente avançada, métodos de saúde foram baseados na utilização de elementos naturais. Higiene e limpeza é uma parte de seu sistema. O Temazcalli foi usado para as mulheres antes, durante e após o parto, para tratar várias doenças da população e para a limpeza e bem-estar geral, e este banho com ervas faz parte da vida tradicional e ritual.
É evidente que o uso da termoterapia, as aplicações combinadas de tratamento de temperatura baseado em hidroterapia e um tratamento baseado na utilização de água, ervas medicinais, fitoterapia e psicoterapia, resultam em diversos benefícios físicos e emocionais.
Os efeitos do Temazcalli interagem de forma positiva com: Pele, Doenças respiratórias, Sistema circulatório, Sistema nervoso, Sistema digestivo, Sistema Muscular e Sistema imune.
Do ponto de vista da cosmogonia indígena o Temazcalli interage na geração de forças da vida: água, terra, vento e fogo, onde o equilíbrio da saúde e da perda de harmonia, a doença.

Oficina de tambores 

O tambor no xamanismo e o efeito do somUm dos principais intrumentos na prática de magia e ritualística dos xamãs é o tambor. Segundo Mircea Elíade, o simbolismo do tambor é complexo e suas funções mágicas são múltiplas. O tambor é indispensável durante o ritual, seja por levar o xamã para o “centro do mundo”, por permitir que ele voe pelos ares, por chamar e aprisionar os espíritos, seja, enfim, porque a tomborilada permite que o xamã se concentre e restabeleça o contato com o mundo espiritual que está prestes a percorrer.O uso do tambor proporciona que a pessoa conecte as batidas de seu coração com as batidas do coração da Mãe Terra, gerando um sentimento de profunda conexão com o planeta. Além disso o tambor é conhecido como "o cavalo ", pois assim como o cavalo leva o cavaleiro por suas jornadas, o tambor é que leva a consciência do xamã por suas jornadas espirituais, proporcionando um meio seguro de ida para outras dimensões e de retorno para o corpo físico. O som do tambor facilita a conexão de qualquer pessoa com o seu mundo interior e com todos os ritmos de seu corpo, produzindo um estado de relaxamento, de equilíbrio e ampliação de consciência, proporcionando assim uma conexão e harmonização com os ritmos planetários e cósmicos.

Dança sagrada Tolteka-Azteca

O Sentido Cósmico da Danza - La danza azteka es un rezo en movimiento.

A dança cósmica Asteca é um exercício que permite a quem dança vibrar com harmonia com tudo que existe no cosmos. Quando dançamos nos assumimos como parte do cosmos unidos pelas nossas raízes comuns e pela manifestação dos elementos sustentadores da vida através dos movimentos. Assim, nosso ser essencial entra em harmonia total. A dança cósmica é uma dança sagrada e que representa um caminho para buscar a harmonia com a terra e o cosmo, com seus tipos de movimento ou de expressão. Na dança há passos (movimentos) que representam ou simbolizam a terra, a água, o vento e o fogo.  Também passos que imitam os movimentos de rotação e translação dos planetas e passos que imitam os animais. Ao dançar, cada um de nós adota a identidade da respectiva dança que estamos dançando. 

Vivência Mãe Terra, Pai Céu
e o Caminho do Meio

“Tudo está ligado, como o sangue que une uma família. Todas as coisas estão ligadas. O que acontece a Terra recai sobre os filhos da Terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida. Ele é só um fio dentro dela. Tudo o que ele fizer á teia estará fazendo a si mesmo.” 
A magia está dentro de nós mesmos. Só a busca interior, nos faz entender os processos que retardam a nossa caminhada, para que possamos efetuar as transformações necessárias para caminharmos em Beleza.
 

                                                               Jacira Monteiro – Filha da Lua

A Argila Medicinal  Xamanismo

“Tjuko Marangatu” Argila Medicinal/Barro Sagrado

 

               “Sinto você Mãe Terra,

                        barro Sagrado, barro da cura,

                              banhe-me com a sua alquimia,

                                       lama de amor, lama da VIDA,

                                            envolve meu corpo, cuida de mim.

                                  Rezo, para acolher-me de volta, em seu ventre!”

                                                               Jacira Monteiro – Filha da Lua

© 2016 por Ricardo Iztlimitl. 

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon