Buscar
  • Ricardo Iztlimitl

O simbolismo e o significado dos seios


A Mulher (Ciuahtl) , a Criança (Piltontli) e os Seios (Chichihualli). A árvore humana e seus frutos.

Nos povos do Anahuac (terra cercada de água, como é chamada a América pelos povos tradicionais do México), as mulheres eram a parte dupla do homem, a energia fria, relacionadas com a lua pelos seus ciclos e menstruação. As diferentes partes do corpo humano tinham na sua cosmovisão uma interpretação de fertilidade e fecundidade, tanto do homem como da mulher. No caso das mulheres, manifestava a exaltação de uma qualidade reprodutora. Os Seios Femininos não tinham essa conotação sexual que hoje em dia se observa por parte do nosso pensamento, mas sim que eram interpretados como o que nos amamenta, nos nutre, nos enche de fortaleza e de vida.

Na nossa cosmovisão eram e são as montanhas, que emanam a água para viver.

Nos vulcões do vale de Huexotzinco, o Iztaccihuatl, representa a nossa grande mãe da montanha: Coatlicueitl no rumo onde se esconde o sol "Cihuatlampa", e no tonalixpa ou tlalhuiztlampa onde encontramos a energia. Aí está a nossa outra grande Mãe Chalchiuhtlicueitl na montanha Mahtlacueitl ou Malintzin. Desses dois vulcões, descendem através dos seus rios, nascentes, córregos e essa água que provém do mais alto delas vem nos amamentar com seus seios onde brota o néctar da terra para que haja fertilidade e nossas colheitas sejam abundantes, nos entrega o néctar. Líquido Vital para que percorra os nossos campos e faça brotar os frutos, as flores, mas acima de tudo o sustento de vida: o milho "Tlaulli".

Em povos como o Totonaco, Huasteca, Zapoteca e Huexotzinca entre outros, houve mulheres guerreiras onde elas podiam escolher o seu casal ou marido, e a sua decisão era importante e respeitada. A escolha de participar nas Xochiyaoyotl (guerras floridas) era importante, elas mostravam que os seus seios faziam parte da sua vida cotidiana, assim como na guerra, não usavam nada que cobrisse essa parte do corpo porque significava e representava a força e fortaleza feminina. Recentemente alguns autores e estudiosos do tema, mencionam mulheres mexicas como participantes das Xochiyaoyotl.

Os seios, mais do que ter uma conotação sexual em alguns povos do anahuac, representavam a fertilidade da terra, a vida, abundância, força e fortaleza tanto na vida quotidiana como na guerra. As mulheres usavam as cores pintadas neles, bem como o seu vestido e era o que as distinguia dos outros povos que representavam ou pertenciam.

No monólito mais importante para a nossa cultura, a nossa grande mãe da montanha, Coatlicueitl, em seus seios representa a vida para a humanidade. Ela nos amamenta a cada ano e nos dá o viver.

Chichihualli (Seios)...

Tlazohcamati #ayahuasca #tolteca #uni #nixipae #rapé #medicinasagrada #castaneda #xamanismo #xamanismonativo #xamanismofeminino #xamanismourbano #curaancestral #forçadafloresta #ritual #yawanawa #hunikuin #shawãdawa #temazcal #tendadosuor #santodaime #udv #chacrona #jagube #povosnativos #rodaderapé #cantoria #fogueira #gratidão #caminhovermelho


150 visualizações

© 2016 por Ricardo Iztlimitl. 

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon