© 2016 por Ricardo Iztlimitl. 

  • Instagram
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Temazcalli
Casa de Vapor - Casa de Purificação

Temazcal no útero da grande mãe
Temazcal ou tenda do suor tribal pré histórico realizado por mulheres, também chamada de tenda da lua
Temazcal ou Tenda do suor Azteca
Pintura de Temazcal (tenda do suor) dos povos do México antigo, do período do primeiro vice-reinado da colonia, logo nos primordios da invasão, demonstra a presença de oferenda sendo entregue antes do inicio da purificação.
NOTA para a nudez natural a esta medicina na época.
Temazcal ou tenda do suor original
Temazcal (tenda do suor) pré-hispânico, o desenho é de origem pós-colombino ou seja depois da invasão, porém, retrata com fidelidade um Temazcal de pedras, com forno acoplado e a imagem da deidade protetora do Temazcalli ou Temazcal.
Temazcal ou Tenda do suor de cura
Temazcalli, Temazcal na sua forma nominal abreviada ou tenda do suor, destinado ao tratamento de um enfermo, observe a medicina sendo oferecida, a curandeira cuidando do fogo e um parente rezando as deidades do temazcal pela cura do emfermo.
Temazcal ou tenda do suor PréHispano
Representação original preservada do Temazcal e sua importancia como medicina do corpo, mente, emoção e alma, presente no Códice Nuttall de origem Mixteco, pintado no século XIV
Temazcal ou Tenda do suor individual
Imagem representando Temazcal ou tenda do suor de cura individual.
Show More

Assista ao vídeo Pequeno Documentário sobre o Temazkal

Origens do Temazcal
 

"Para nós, uma das primeiras lições que existem dentro da Tradição é conhecer a origem e está origem é o ventre de nossa Mãe Terra."

   Ao chegar no mundo numa nova forma corpórea, uma das primeiras cerimônias que os nativos participam é o ritual do Temazcal.

Esta cerimônia é uma das mais antigas, uma das primeiras que foram "dadas" aos seres humanos para ganhar força na vida. Baseia-se na bênção e purificação do indivíduo através da TERRA, VENTO, ÁGUA e do CALOR DA VIDA. Recebemos assim o sopro da vida.
 

   O Temazcal materializa de maneira simbólica e energética o útero da Mãe Terra, local de onde todos os seres são concebidos, e onde nosso futuro ser é germinado, tal qual uma semente ARMAZENADORA da unidade e de todos os mistérios do universo.

 

   O banho purificador do Temazcal foi difundido entre as culturas pré-hispânicas da Mesoamérica, seus mais antigos vestígios foram encontrados nos sítios arqueológicos de Palenque, no México, e na Guatemala - Piedras Negras. No entanto, suas origens podem ser ainda mais remotas.

Seu nome em nahuatl tem pela poesia da língua 2 (dois) significados: "Casa de Vapor" Temazo = vapor; Calli = casa; ou
"casa de das pedras quentes"; na língua náhuatl Tetl= piedra, Mazitli= caliente; Calli= casa.


   Há milhares de anos, muito antes da chegada dos espanhóis, os povos indígenas da América Central já haviam desenvolvido uma civilização altamente avançada, cujos métodos de saúde baseiam-se na utilização de elementos naturais. Ao contrário de seus contemporâneos europeus, a HIGIENE e LIMPEZA eram uma parte de seu SISTEMA DE VIDA. O Temazcal era comumente usado não somente para tratar várias doenças da população, mas também pelas mulheres (antes, durante e após o parto); bem como para a limpeza e bem-estar geral. Esta medicina de vapor d´água e ervas fazia parte da vida tradicional e religiosa do povo originário das Américas. É geralmente conduzido por uma pessoa treinada para esse fim: o TEMAZCALEIRO.

   As Casas do Suor apresentam algumas variações em sua forma e na prática, de acordo com as diferentes regiões onde elas se apresentam. Normalmente, são sempre pequenas salas com tetos baixos e selados. Tradicionalmente, o Temazcalli é feito de PEDRA, com uma estrutura CIRCULAR, como um iglu, embora também apresentassem formas quadrangulares. Essas estruturas também eram (e são) feitas com materiais temporários, como GALHOS, FOLHAS, PELES, COBERTORES e outros materiais.
 

   No centro da estrutura hermética do Temazcal, o condutor introduz pedras porosas de ORIGEM VULCÂNICA previamente aquecidas, derrama uma infusão de ERVAS específicas, produzindo um vapor medicinal vigoroso. Dentro desta estrutura-útero, sob a benção da Mãe Terra e do Grande Espírito, a alquimia dos elementos se realiza, purificando, curando e fortalecendo nossos corpos. A "terra" é representada pelas pedras e o nosso corpo físico, a "água" através da infusão de ervas e do nosso suor, o "fogo" pelo calor e brilho incandescente das pedras, do nosso coração e espírito e o "ar" ou "vento" pelos aromas e nossa respiração, o movimento ativador de todos estes elementos.

 

    O uso do Temazcal ao longo da história, tem sido tanto terapêutico como cerimonial, e sua prática se mantém firme nos dias de hoje graças a TRADIÇÃO ORAL dos povos indígenas de diferentes comunidades no México, bem como a seus reconhecidos efeitos benéficos ao nosso organismo.

 

   Mais do que apenas um "lugar para relaxar", esta medicina ancestral é uma poderosa terapia de DESINTOXICAÇÃO e CURA, atuando não apenas na dimensão material do corpo, mas também na dimensão espiritual dos CORPOS SUTIS, e no complexo sistema de energias do corpo humano.


 

Temazcal ou Tenda do suor de cura

Temazcalli, Temazcal na sua forma nominal abreviada ou tenda do suor, destinado ao tratamento de um enfermo, observe a medicina sendo oferecida, a curandeira cuidando do fogo e um parente rezando as deidades do temazcal pela cura do emfermo.