Temazcalli
Casa de Vapor - Casa de Purificação

Temazcal no útero da grande mãe
Temazcal no útero da grande mãe

Temazcal ou tenda do suor tribal pré histórico realizado por mulheres, também chamada de tenda da lua

Temazcal ou Tenda do suor Azteca
Temazcal ou Tenda do suor Azteca

Pintura de Temazcal (tenda do suor) dos povos do México antigo, do período do primeiro vice-reinado da colonia, logo nos primordios da invasão, demonstra a presença de oferenda sendo entregue antes do inicio da purificação. NOTA para a nudez natural a esta medicina na época.

Temazcal ou tenda do suor original
Temazcal ou tenda do suor original

Temazcal (tenda do suor) pré-hispânico, o desenho é de origem pós-colombino ou seja depois da invasão, porém, retrata com fidelidade um Temazcal de pedras, com forno acoplado e a imagem da deidade protetora do Temazcalli ou Temazcal.

Temazcal ou Tenda do suor de cura
Temazcal ou Tenda do suor de cura

Temazcalli, Temazcal na sua forma nominal abreviada ou tenda do suor, destinado ao tratamento de um enfermo, observe a medicina sendo oferecida, a curandeira cuidando do fogo e um parente rezando as deidades do temazcal pela cura do emfermo.

Temazcal ou tenda do suor PréHispano
Temazcal ou tenda do suor PréHispano

Representação original preservada do Temazcal e sua importancia como medicina do corpo, mente, emoção e alma, presente no Códice Nuttall de origem Mixteco, pintado no século XIV

Temazcal ou Tenda do suor individual
Temazcal ou Tenda do suor individual

Imagem representando Temazcal ou tenda do suor de cura individual.

Assista ao vídeo Pequeno Documentário sobre o Temazkal

O que é o Temazcal?
 

“Para nós, uma das primeiras lições que existem dentro da Tradição é conhecer a origem e está origem é o ventre de nossa Mãe Terra.”

​Baseia-se na bênção e purificação do indivíduo através da TERRA, VENTO, ÁGUA e do CALOR DA VIDA. Recebemos assim o sopro da vida. 

   O Temazcal materializa de maneira simbólica e energética o útero da Mãe Terra, local de onde todos os seres são concebidos, e onde nosso futuro ser é germinado, tal qual uma semente ARMAZENADORA da unidade e de todos os mistérios do universo.
 

   No centro da estrutura hermética do Temazcal, o condutor introduz pedras previamente aquecidas, derrama uma infusão de ERVAS específicas, produzindo um vapor medicinal vigoroso. Dentro desta estrutura útero, sob a benção da Mãe Terra e do Grande Espírito, a alquimia dos elementos se realiza, purificando, curando e fortalecendo nossos corpos. A "terra" é representada pelas pedras e o nosso corpo físico, a "água" através da infusão de ervas e do nosso suor, o "fogo" pelo calor e brilho incandescente das pedras, do nosso coração e espírito e o "ar" ou "vento" pelos aromas e nossa respiração, o movimento ativador de todos estes elementos.